Quais as diferenças entre as tecnologias analógico, HDCVI, HDTVI, AHD, FULL HD e IP?

A segurança é um tema recorrente, seja residencial ou empresarial. Nesse contexto, o ramo que mais atende essa demanda é o de CFTV, que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos

Com o aumento de tecnologia e inovação, os sitemas são atualizados muito rapidamente, gerando diversos protocolos de linguagem. Pensando nisso, nós do Atacado das Câmeras elaboramos esse texto com as principais diferenças entre os protocolos analógico, HDTVI,HDCVI,AHD,FULL HD e IP.

Analógico

O sistema analógico funciona com a captação de dados em sua forma crua, tanto em áudio quanto em vídeo. A instalação requer o desenvolvimento de um pequeno circuito de TV e uma rede de cabeamento.
 
 O sistema analógico é pouco utilizado nos dias de hoje, devido a não atender as necessidades do mercado. Nos últimos anos , a indústria reinvestiu em novas tecnologias para gravação digital. E a partir desse momento, surgiram os protocolos HDCVI, HDTVI e AHD

HDCVI

HDCVI significa “High Definition Composite Video Interface” (ou Interface Composta de Vídeo de Alta Definição). 
 Este tipo de tecnologia na indústria de segurança forneceu um método inovador na transmissão de sinais de vídeo. 
 O protocolo HDCVI ele proporciona imagens em qualidade HD ou FULL HD com a mesma comodidade e praticidade de instalação do sistema analógico

Principais características

  • O HDCVI é pouco vulnerável à ruídos e interferências e é totalmente compatível com controles de áudio;
  • A instalação é simplificada;
  • Por utilizar um cabeamento tradicional, facilita fazer upgrade em um sistema reduzindo os gastos.
  • As imagens não são tão nítidas em ambientes com pouca luminosidade.

HDTVI

HDTVI significa “High Definition Transport Video Interface” (ou Interface de Transporte de Vídeo em Alta Definição). É comum que muitas pessoas acabem confundindo os termos HDCVI e HDTVI, entretanto, cada uma apresenta algumas especificidades que devem ser consideradas.

A diferença mais marcante é que o HDTVI trabalha em um a sistema aberto, ou seja, pode ser desenvolvido por vários fabricantes.

Principais características

  • É considerado uma das tecnologias é mais estáveis , quando comparada à sua concorrente direta (HDCVI). A captura funciona bem, mesmo em ambientes pouco iluminados
  • Por utilizar uma lógica aberta, a tendência é de mais qualidade e custos menores;
  • Qualidade de imagem atende aos padrões mais atuais avançados da indústria – HD (720p) ou Full HD (1080p).

AHD

AHD significa “Analog High Definition” (ou Alta Definição Analógica). A terceira (e mais utilizada atualmente ) se tornou um concorrente dessa disputa também trabalha com código aberto.

O custo dos produtos pode variar bastante, mas é importante entender que as câmeras AHD, assim como no HDCVI e HDTVI, não possuem compatibilidade entre si. Isso quer dizer que um DVR com AHD não funciona em conjunto com uma câmera HDTVI.

Principais características

  • Câmeras AHD podem ser conectadas diretamente com o monitor, exibindo imagens com precisão;
  • Tem mais compatibilidade com os sistemas analógicos tradicionais (em relação ao HDTVI e HDCVI);
  • Apesar de apresentar qualidade HD (720p) ou Full HD (1080p), a resolução das imagens e cores não são tão nítidas como nas outras tecnologias;
  • Arquitetura aberta;
  • Possui vários distribuidores no Brasil.

FULL HD

O  termo Full HD (Full High Definition ou Máxima Alta Definição) está relacionado à forma como a imagem é construída: 1.920 colunas de pixels e 1.080 linhas, o que representa um número de aproximadamente 2 milhões de pontos. Grande parte dos sistemas de gravação já conta com essa função, seja em gravação analógica ou digital.

IP

IP significa “Internet Protocol” (ou Protocolo de Internet). Um sistema de segurança IP é aquele que funciona através de sinal digital. Trabalha com um sistema de compreensão de vídeo e chip Ethernet. O vídeo passa a ser formado por uma conexão de dados.

Pontos positivos

  • Câmeras com mais megapixels – pode chegar em até 3 vezes mais do que a as câmeras HD ;
  • Instalação e infraestrutura são muito mais práticas, já que pode utilizar qualquer ponto de rede local;
  • Distância das conexões é mais flexível – enquanto houver rede, o sistema funciona.

Pontos negativos

  • O investimento nos equipamentos ainda é bastante elevado;
  • Há certa complexidade para a instalação do sistema de segurança IP, uma vez que necessita de conhecimentos técnicos em redes e informática.

 

4 thoughts on “Quais as diferenças entre as tecnologias analógico, HDCVI, HDTVI, AHD, FULL HD e IP?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *